6 – O que é com Consórcio?
Entenda o que é consórcio
Um consórcio é uma forma de aquisição baseada na união de pessoas com um objetivo comum de adquirir um bem ou serviço. A cada mês, todos os membros contribuem com uma certa quantia para formar uma conta poupança comum.
Todos têm acesso à carta de crédito e podem comprar os bens que quiserem até terminar o prazo estipulado no contrato. Caso queira aumentar suas chances de ser contemplado, é possível ofertar um lance, que nada mais é do que o valor oferecido pelos participantes na antecipação das parcelas do consórcio.
Diferentes tipos de aquisições podem ser planejados, pois há consórcios de bens móveis – como carros, motocicletas e caminhões – imóveis – casas, apartamentos e prédios comerciais – e até serviços – viagens e tratamentos de beleza.
O consórcio é organizado por empresas, chamadas de administradoras e o funcionamento delas é fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Como é isso que garante a segurança das suas transações, é muito importante checar a lista no site dessa instituição fiscalizadora antes de começar a investir.
Como funciona um consórcio na prática?
Agora você já sabe o que é um consórcio, mas para adquirir um, primeiramente, é preciso conhecer todos os detalhes do seu funcionamento. Conquistar o seu bem tão sonhado é um processo que requer tempo e planejamento.
Por isso, é importante conhecer como funciona a aquisição de um consórcio, quais são as regras e quais são os seus direitos como consorciados. Confira nos tópicos a seguir os principais aspectos envolvidos nessa transação.
Como são formados os grupos de consórcio
Os grupos podem ser formados por pessoas físicas ou jurídicas. A formação desses grupos é feita por uma Administradora de consórcios, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil.
Administradora do consórcio
A administradora é uma pessoa jurídica autorizada a gerenciar os grupos de consórcio e comercializar consórcios que devem disponibilizar as regras sobre:
⦁ número de cotas negociadas;
⦁ prazo de duração estabelecido;
⦁ as condições de sorteio e lance;
⦁ tipo de bem a ser adquirido;
⦁ valor a ser pago pelo consorciado.
Além disso, cada administradora de consórcio oferece uma gama de produtos, o que significa que o cliente pode escolher entre diferentes valores de créditos, parcelas e prazos de pagamento.
Essa liberdade de escolha oferece a você o conforto de poder optar pelo plano que é compatível com as suas possibilidades financeiras. Depois de decidir a melhor opção e assinar o contrato, você se torna um consorciado e passa a ser identificado pelo número da sua cota no grupo.
Lance e sorteio
Um sorteio considera aleatoriamente um ou mais participantes do grupo para receber uma carta de crédito no valor correspondente ao plano do contrato, com base no total de caixa disponível. Todos os consorciados serão contemplados para bens ou serviços até o final do grupo, portanto, este sorteio serve apenas para definir a ordem de recebimento.
Outra forma de contemplação é através do lance, semelhante à antecipação de parcelas: em um tipo de leilão, o consorciado oferece o maior número de parcelas que pode esperar, aumentando suas chances de ser considerado nas reuniões mensais.
Contemplação
A contemplação é o principal objetivo de um consórcio, uma vez que é por meio dela que o consorciado tem acesso à carta de crédito, a qual possibilita a aquisição do bem ou serviço.
Ressalta-se que para obter uma carta de crédito de forma eficaz, os consorciados precisam estar atentos aos detalhes do processo que se inicia após a apreciação. Os participantes devem cumprir algumas obrigações básicas antes de obter uma carta de crédito.
Realize seu sonho o quanto antes. Faça sua simulação de consórcio com a BR1!